188º Post: Cosplay: adolescente que se fantasia demais tem problema de identidade? (Em Baixo do texto a um link, clique nesse link para ver a reportagem completa)

Sei que acabei de abrir um espaço para falar de Cosplay aqui no Okaeri e até convidei alguns amigos meus pra debater o assunto no último post MAS, devido ao forte movimento que tenho observado no Facebook ontem e hoje sobre uma notícia que saiu no Portal UOL, acho que vale a pena dividir isso com vcs!
Bom vamos ao assunto...

O primeiro link se referente a uma notícia que foi publicada no site do Portal UOL no dia 21/08/2015 mas que aparentemente só teve repercussão essa sexta-feira (21/08/2015), ou pelo menos foi quando o volume de comentários no face dos cosplayers começaram a bombar mais e todos começaram a discutir o assunto.
A notícia já começa errada com o título "Cosplay: adolescente que se fantasia demais tem problema de identidade?" (Clique AQUI e confiram o vídeo na íntegra!). Provavelmente a UOL vai sofrer alguma pressão com tudo isso então estou deixando outro link aqui com a notícia completa no Youtube! Confiram!
Infelizmente eu precisei de uns 2 dias pra tentar montar este post pra vcs e a ideia era destrinchar passo-a-passo tudo o que a notícia apresentava, PORÉM, hoje voltei a acessar este material e aparece um aviso afirmando que o conteúdo só poderia ser visualizado pelo próprio autor e depois que termina de "carregar" este aviso somos automaticamente direcionados pra outra matéria que nada tem a ver com o assunto cosplay.
Mas deixarei aqui alguns pontos que me chamaram a atenção pelo que me lembro da matéria e claro, vocês estão convidados a deixar a sua opinião a respeito ou complementar tbm^~
1) O vídeo começa com uma pergunta que embora seja simples, é vaga, e dá margem para dupla interpretação: "Quem é Você?".
Em um evento voltado par ao público cosplay, otaku, geek, nerd, otome(enfim dêem o nome que vcs quiserem /o/) onde a pessoa está vestida com a roupa do seu personagem, é natural elas responderem dando no nome do personagem e a qual anime/hq ele pertence. Tanto a pergunta "não fica clara", e coloquei entre aspas pq parece até que a intenção do repórter era, desde o início, que as pessoas respondessem os nomes dos personagens e não quem elas são fora do universo cosplay, que ele repete para induzí-las a responder com seus nomes "reais".
2) Todos os cosplayers entrevistados aceitaram participar da matéria, foram prestativos e muito simpáticos. MAS fica bem claro, mesmo para quem não entende nada deste universo maravilhoso, que a forma como o video foi editado, os recortes realizados e a ordem das sequências mescladas com as falas das duas 'profissionais", psicologa e psicanalista e dos cosplayers foram cuidadosamente selecionadas, e isso prova q esses "recortes" deixaram a notícia com um "ar" extremamente negativo para todos os cosplayers.
3) Ficou evidente que os cosplayers não sabiam exatamente do que se tratava a pauta da matéria. Acharam, como qualquer um acharia, que a matéria seria igual ou parecia a tantas outras que sempre são veiculadas por ai na internet, comentando sobre o evento em si e para mostrar as roupas, falar do trabalho que dá preparar tudo, o custo para se fazer um cosplaylegal, etc e no final saiu uma verdadeira porcaria (lixo, na minha opinião). No final a matéria mostrou o cosplay como um possível causador de distúrbios mentais graves em quem faz cosplay, ou seja, os cosplayers.
Isso provou quem o repórter fez essa reportagem sem saber absolutamente NADA sobre o que é cosplay, o que ele representa para o cosplayer e pq as pessoas decidem e gostam de fazer parte deste universo. Ah, sem falar que não apenas adolescentes que gostam de fazer cosplay, muitos adultos também. aliás, acho que a maioria =P
Claro, existem outros pontos que eu poderia descrever aqui no blog mas pra não deixar o post muito grande - e ngm desistir de ler kkk XD-
Então vamos partir para.....
Comentários
Postar um comentário